terça-feira, 13 de setembro de 2011

Postado às 09:59 por Sarah Fuidio em    32 comentários
Muuuuitas pessoas me perguntam (e para outros brasileiros que estão no Japão e fazem vlog, blog e etc) sobre bolsas de estudo.



Por favor, leiam o texto para depois fazer perguntas.

Eu não vim como estudante nem nada, E NÃO SOU DESCENDENTE.
Minha mãe (brasileira) foi convidada para trabalhar em uma escola brasileira em Aichi.
Para ser convidado para trabalhar aqui precisa de:
-Certificado (lógico)
-Mais de 5 anos exercendo no campo em que foi convidado



Depois de sua vinda, ela pode pedir meu visto e vim como dependente. Já que o Japão apóia para que mães, pais e filhos fiquem juntos, o nosso visto não demorou nada para sair, questão de uma ou duas semanas.


Procurando no Google, achei o site do Consulado Geral do Japão no Brasil, há algum tempo atrás pensei em fazer um teste lá para prestar bolsa, mas acabei desistindo para prestar uma faculdade aqui mesmo.
O Consulado tem um programa, o MEXT, que dá bolsas para as pessoas que passam nas provas, tem a mínima SETE no boletim escolar, e entregam os documentos certinhos.


As informações estão aqui: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/


Para prestar uma bolsa de graduação, tem que ter de 17 à 21 anos de idade e ter BOM conhecimento da língua japonesa ou inglesa. Lembrem-se: um bom conhecimento não é só saber alguns hiraganas, katakanas e kanjis.
Lá na questão h) diz: Estar apto física e mentalmente para estudar em universidades japonesas. Sentiram a tensão, né? Pois é. Tenho que me preparar todos os dias física e mentalmente para ir para a faculdade, hahaha.
Os cursos são divididos em Ciências Humanas A e B e Ciências Naturais A, B e C. Vai ficar massante se eu colocar todos os cursos aqui, portanto quem tem interesse, procure no mesmo link que está ali em cima. O período da bolsa é de 5 anos, dentro disso um ano de preparação na língua japonesa. Para odontologia, veterinária e medicina, o período é de 7 anos.

Além de virem para o Japão, poder morar e estudar de graça, vocês recebem um valor de 123.000 yenes mensais, mais ou menos R$2.666,64. Isso não é muito no Japão, pois o custo de vida para quem mora sozinho é caro. Para manter a bolsa e seus benefícios, é necessário tirar boas notas e acompanhar as aulas. As inscrições são gratuitas, mas agora é só ano que vem.




PARA TURISMO:

Como nunca pensei em vir como turista para o Japão, não tenho informações boas, mas meu amigo pensou uma vez em vir e sei de algumas:
-Ter uma conta bancária meio gorda, provando que poderá se sustentar em sua estadia no país nipônico
-O visto é de no máximo 3 meses, ou seja, como um turista legal, vocês não podem ficar mais do que 3 meses aqui.
-Ter passaporte
-A passagem (só a de avião) fica em torno de 3, 4 mil reais por pessoa. É mais caro vir do Brasil para o Japão do que do Japão para o Brasil.

Para melhores informações, ligue na agência que fez todos meus papéis. Eles cuidam não apenas só de viagens, mas de vistos também.

USYTUR- Agência de viagens – Liberdade, São Paulo.
Telefone: (11) 3399-4400
Fax: (11) 3207-5207
E-mail:
pacotes@usytur.com.br


É isso, gente. Espero ter esclarecido dúvidas sobre intercâmbio e turismo no Japão. Eu tenho as informações pois pesquisei, portanto, se tiverem mais alguma dúvida, não perguntem para mim, não sei de muita coisa.

Obrigada por terem lido,

@sahlongatto :*
  



32 comentários:

  1. Muito Bom post!!!
    pra mim não adianta muito pois ja passei dos 21 hehee...mas achei bacana a iniciativa =)
    vou continuar procurando outras maneiras de ir hehehe...

    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que legal. Tenho mais de 21 tmb rsrs. Mais quero ainda ir pro Japão rs. Obrigado pelas informações Sarah. E parabéns pelo blog. ^^ oque eu aprendo é vendo seus vídeos rs. Demorei um pouco para achar mais tô sempre acompanhando:) obg por dividir seu conhecimento...

      Excluir
  3. Ai rola....vo da uma olhada melhor =) vlw Sarah!

    ResponderExcluir
  4. Para min,nem dá. Fui um péssimo aluno. Notas iguais ou maior que 7 foram raríssimas.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sarah, queria saber sobre a prova de proficiência de lingua japonesa, eu li algumas coisas o site mas não entendi muito bem, talvez você saiba ^_^ Vamos lá:
    Após eu passar na prova, eu vou ai para me aperfeiçoar na lingua japones, certo? e os custos? é por conta do governo japones? estadia, etc. Ou vai tudo do meu bolso, desde passagens aereas até renda mensal por ai? o governo japones vai apenas me oferecer o estudo ou não?

    ResponderExcluir
  6. @Douglas,

    Kra...acho q eu posso te ajudar nisso.....no caso, da pos-graduacao ou mestrado.
    Bom..vamos por partes
    1. n eh prova de proeficiencia...isso eh o 能力試験(nouryoku shiken)...o que vc quer eh a bolsa de estudos ne?
    2. a bolsa, vc faz um projeto, seguido de prova e depois entrevista....depois de ver o site eu vi que eh a mesma que eu fiz...
    3. o projeto deve ser relacionado a sua formação superior e tem que ser algo que so pode ser feito no japao (com justificativa de pq somente la) e trazer algum beneficio para o Brasil quando vc voltar. Se seu projeto for selecionado, vc faz uma prova em ingles / japones para saber se vc eh classificado ou nao....logo depois tem uma entrevista final o que decide se vc passou ou nao.
    4. passando, vc tem 3 meses para encontrar um professor em uma universidade que queira ser seu orientador do projeto, enviar os documentos e pedir para ele assinar tudo e retornar para o consulado.
    5. somente depois disso tudo vc pode ir. e sim, eles bancam passagem, e estudos mais o salario q a sarah falou...
    6. caso seu nivel de japones nao seja bom o suficiente, vc passa os 6 primeiros meses estudando japones para entao continuar com a bolsa....

    lembrando que isso eh pra bolsa de pos e mestrado....
    outra coisa...na verdade, vc vai como pesquisador e depois de 1 ano, vc pode fazer uma prova para transformar sua pesquisa em pos ou mestrado...
    eh bem disputada mas vale a pena tentar...

    vc tbm deve procurar o consulado responsável pela sua região, EX: SP -> consulado SP, RJ ->consulado do RJ, MG -> consulado RJ (nao temos um consulado so pra o estado.) e por ai vai.

    quando a bolsa de colegio, ai eu n posso te ajudar mt....pq n fiz...

    espero ter ajudado =)

    ResponderExcluir
  7. Entendo thiago, muito obrigado ^_^

    Mas minha duvida não era com mestrado e pós não.

    Queria saber mesmo só sobre a tal prova de proficiencia. (essa citada aqui: http://www.fjsp.org.br/lingua/lingua_eventos.htm )

    Queria saber se vou pro japao aperfeiçoar meu nihongo e se minha estadia, passagem aerea, etc vem tudo do meu bolso ou o proprio governo japones alem de te oferecer a bolsa de estudos banca tambem.

    ResponderExcluir
  8. A prova de proficiência não tem nada a ver com bolsa. Você faz ela só para ver o seu nível de Japones. Eu, no caso, tenho o nível 1. Se você passa, uma coisa a mais pro seu currículo, Nao passa disso :)

    ResponderExcluir
  9. Eh como a Sarah falou,
    essa prova vc faz a inscrição e ai vc vai fazer a prova para ver seu nível.

    Caso passe, vc ganha um certificado. nada mais nada menos =)
    e mais uma vez isso entra no fator região...vc faz a inscrição e prova no consulado responsável pela sua região =)

    ResponderExcluir
  10. A JICA tb oferece coisas bem legais para quem quer ir para o Japão... principalmente para quem já passou desta fase de graduação. Vale a pena dar uma olhada no site deles... (http://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/)

    Ah Sah... Nivel 1 do JLPT, um dia chego lá... escreve aí... *0*

    ResponderExcluir
  11. Arigato pelas informações! :D escrevi, hein! Hahaah

    ResponderExcluir
  12. hmm, pensei que o governo japones dava alguma bolsa de estudo passando no nivel 1

    ResponderExcluir
  13. Lhe dá um certificado, dizendo que você já sabe bastante 日本語 =D. Se você passar no consulado talvez ainda ganhe alguns sorrisos e apertos de mãos *^^*

    ResponderExcluir
  14. Sarah eu completarei 18 esse mês, mas eu estou fazendo supletivo, até tenho umas notas boas no supletivo.
    Queria saber se eu tenho uma boa chance de fazer intercambio.
    Eu me não sei muito de japonês, mas estou correndo atrás para aprender.

    ResponderExcluir
  15. Eu vou tentar ano que vem a graduação. Esse ano não fiz porque não me senti firme em japa, mas eu tô estudando hard pra isso. ^-^ Eu só tenho uma dúvida, os alunos bolsistas podem trabalhar pra aumentar a 'renda' que ganham do governo?

    ResponderExcluir
  16. Olá Sarah, Hisashiburi. Eu tenho uma pergunta, eu tenho primos que moram aí no Japão, como funciona nesse caso?(Responda se souber). Arigatou. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Mais alguma idéia de como podemos parar aí?hehe!Beijo!

    ResponderExcluir
  19. @Thiagobones

    Obrigado pelas dicas, você sabe muita coisa. Não entendi uma coisa só, no caso dos tópicos 4 e 5 sobre o orientador, você diz que preciso achar um orientador no japão que aceite ou um no brasil?

    ResponderExcluir
  20. Sarah, tenho duas perguntas... Eu entrei no site e lá dizem que não se pode trabalhar no período da estadia no Japão... Mas o dinheiro da bolsa não é grande coisa ai, como você disse... E se o dinheiro não der para toooodas as minhas despesas(contando compras pessoais e saída com os amigos, claro hihihi)
    Eu não poderia nem arrumar um emprego de meio período?


    E outra pergunta: Aonde fica a universidade? Procurei e não vi nada falando sobre as cidades...

    ResponderExcluir
  21. Muito legal a matéria Sah ^^ parabéns \o

    eu fiz uma viagem esses tempos atrás para o japão, como turista então vou deixar algumas dicas aqui para quem quiser ler, e qualquer coisa se a Sarah n se importar posso tentar saciar as duvidas que eu souber responder. Enfim xD

    bem bacana, btw eu fui em julho do de 2012 para o japão, e a passagem aérea, consegui por R$2700,00 (ida e volta) pessoalmente, se você for apenas com o inglês para lá, você vai suar muito para entender ou conseguir alguma coisa, poucos japoneses falam bem inglês e de uma forma intendivel. Para alguns de meus amigos que tinham pouco conhecimento no japonês era mais difícil entender o inglês que o japonês deles. Então se você for por vocês mesmos (que foi como fizemos) ao invés de ir com um guia, estude bem japonês para conseguir se comunicar e perguntar o necessário. (comida, eu pessoalmente achei barato, se vc n quiser nada de extravagante) um obento nas lojas de conveniência (family market, 7 eleven) vc encontra por 120 ~ 220 ienes (em torno de 3 - 6 reais) tem guest houses boas e baratas, os hoteis ja ficam um pouco mais caras, tem alguns ryokan q tem um preço próximo das guest houses e outras bem mais caras. É oq consegui pensar para dar de dica xD

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. sarah muito obrigado vc me ajudou muito. o triste que não tenho 17 anos ainda so no ano que vem da pra mim ver a bolsa pra mim ir estudar no japão.e também eu to começano a aprender o inglês o japonês e um pouco de espanhol também. e minhas notas nunca foram boas no ensino fundamental sera que eu tem algum problema se eu vou tentar fazer a prova pra conseguir a bolsa. e muito obrigado seus vídeos estão me ajudando muito no japonês continua postano mais que eu não consigo parar de estudar.obrigado

    ResponderExcluir
  24. Sarah, e no caso de estrangeiro empreendedor? O Japão possui algum programa pra brasileiros nesse caso?

    ResponderExcluir
  25. Após fazer 18 eu queria ir morar no Japão,tem como eu ir morar?sem ser como turista ou estudante??

    ResponderExcluir
  26. é preciso ter 7 ou mais, em toooodoo o histórico escolar, ou apes na série/ano em que eu estou estudando?

    ResponderExcluir
  27. Sarah a prova que vai fazer é só em São Paulo ou em outros estados também? e quais?

    ResponderExcluir
  28. tenho 12 anos e sou facinado por cultura e lingua japonesa (sem conta anime e manga kkkk) vo me mata de estuda e aprender japonês só pra poder estuda no japão (q sempre foi o sonho da minha vida des dos 4 anos, meu sonho sempre foi te nascido no japão infelizmente ñ nasci)

    ResponderExcluir
  29. tenho 12 anos e sou facinado por cultura e lingua japonesa (sem conta anime e manga kkkk) vo me mata de estuda e aprender japonês só pra poder estuda no japão (q sempre foi o sonho da minha vida des dos 4 anos, meu sonho sempre foi te nascido no japão infelizmente ñ nasci)

    ResponderExcluir
  30. Acabei de ver seu vídeo no Youtube e vim parar no site. Gostei muito do seu canal e já me inscrevi. Tenho 25 anos agora e fiquei muito feliz de poder encontrar informações legais no seu canal e no blog. Logo vou terminar minha segunda graduação e agora, com seu vídeo, estou mais segura de tentar mestrado no Japão. Muito obrigada pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir