quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Postado às 12:05 por Sarah Fuidio em    80 comentários
Yo, minna! Genki ka?

Hoje vou escrever sobre outra curiosidade que me perguntaram no twitter e achei legal falar: FESTAS DE FACULDADE.

E ai, Sarah? Como são as festas de faculdade? Você vai, pode encher a cara e pegar todo mundo igual aqui no Brasil? WEEEE, QUERO IR PRA UMA FESTA DE FACULDADE NO JAPÃO!

Ok. Antes de vir com esse pensamento, deixe-me esclarecer algumas coisas para não se arrepender depois:
1- As festas não são iguais as "baladas".
2- Sim, você pode encher a cara se quiser e tiver bastante dinheiro no bolso, os drinks geralmente custam de 10 reais~ (a não ser que for "nomi houdai", ou seja, open bar - geralmente por tempo determinado)
3- Se você vier pensando em pegar japa, nem venha. Claro que tem japa fácil, mas vai ser MUITO difícil você conseguir algo com uma em uma festa de faculdade. Primeiro porque japonês não beija em público, segundo porque eles (quase) não tem isso de 'ficar'. 

Nunca fiquei/namorei com japonês, mas como sabem, estudei em escola japonesa e agora estou na faculdade, então escuto muitas conversas de amigas sobre isso.

Vou voltar no assunto festas e depois passo pro assunto namoro.

Então, as festas geralmente se resumem nisso: o grupo se junta em algum bar/sala na faculdade especial para essas festas, joga conversa fora e bebe acompanhado de vários otsumami (petiscos). Os que ficam na base da água (eu) que cuidem dos bêbados depois.

Mas Sarah, NA FACULDADE????
Sim, na faculdade. Lá tem uma sala (washitsu - sala no estilo japonês) para festas. Nessa sala tem vários futons para quem perder o trem ou até mesmo ter preguiça de ir embora, assim, pode dormir lá. Portanto, o responsável sempre tem de reservar a sala (gratuitamente) por dois dias.

Mas Sarah, DORME TODO MUNDO JUNTO????
Yeah. Antes que vocês comecem a imaginar: NÃO É ASSIM.
Não vai acontecer nada durante a noite, pois aquilo é uma faculdade e todo mundo respeita isso. Caso quebrem as regras, a escola simplesmente para de emprestar a sala e os interessados em fazer festas que se virem para achar um lugar para alugar, caro.

Mas Sarah, e o pessoal que vai dirigindo?
Olha, não vou falar que são todos pois aqui no Japão também tem acidentes de trânsito devido à motoristas alcoolizados. Mas nas faculdades é muito tranquilo, as pessoas vão de trem se sabem que vão beber, e já que os trens param cedo, (não são 24 horas em nenhum lugar do Japão) a pessoa vai chegar em casa 'cedo'. Além disso, a multa por estar dirigindo bêbado é um absurdo. Se você se acidentar, ou na pior das hipóteses, atropelar e matar alguém, você será preso e ficará duro, pois o preço é muito, muito alto.

Tá. Aí vocês bebem, conversam e acaba a festa. E depois?
Existem os 'ni ji kai', 'san ji kai', etc. Essas são as 'festas número dois, três', que acontecem logo após essas 'festas de faculdade'.
Geralmente o ni ji kai é em outro bar ou em karaokê.
Karaokê é muuuuuuuuito popular aqui. Se você quiser passar a noite com seus amigos em um, (fica bem mais barato) é melhor ligar e reservar com antecedência.

Karaoke de ooru (all night in a karaoke)

Acabando o karaoke (5:30 da manhã mais ou menos), o povo vai embora.

E as festas acabam, simples assim.

Ai também tem o 'taku nomi', que seria 'beber em casa'. Alguém (que geralmente mora sozinho) chama o povo na casa e todos vão. Além de só beber, fazemos nabê (vide foto) no inverno e comemos os otsumami's no verão.

Nabê (refogado?) na casa da minha amiga. Depois de comer, conversar e jogar baralho, todos preparam seus futons e dormem no mesmo quarto (aliás, esse dia quase morri, pois o quarto que dormimos era o quarto que o pessoal da família entrega 'comida' e etc. para os entes queridos, falecidos. Nesse quarto, tinha fotos dos quatro avós dela).

Fora essas festas, temos festas de Halloween, dia dos namorados, festa de outono, Natal, ano novo (shinnennkai), e término de ano (bounenkai). Tudo no mesmo estilo.

Lembrando que: no Japão a maioridade é 20 anos. Você não pode beber/fumar até essa idade. E muitas vezes te pedem para mostrar o 'RG' ou algo que comprove sua idade na compra da bebida ou cigarro. Além disso, menores de 20 anos não podem ficar na rua depois das 10 horas da noite (HAHAHAHA DUVIDO QUE DESSA VOCÊS SABIAM!). Se um policial te para, pergunta a sua idade, pede para comprovar e vê que você é de menor, você será mandado para casa (as vezes no carro da patrulha) e seus pais e escola receberão uma ligação sobre seu comportamento. Lembrando, eu já tenho 20 anos, hahaha.

Mas Sarah, no primeiro ano de faculdade a maioria das pessoas ainda não tem 20 anos!
Ai que tá. A faculdade empresta a sala sabendo que vai haver bebida, mas não proíbe. Os bares sabem que são de menores, mas não barram. É meio que: faculdade pode.


Sarah, você não sente falta das festas do Brasil?
Olha, vim com 14 anos então não conheci muito dessa parte do Brasil. Sempre que vou para aí, vou para alguma balada, justamente para lembrar um Brasil bem 'brasileiro', para ter pelo menos um dia diferente do que os que estou acostumada a viver. Mas nunca curti muito aquela agitação e tantos bêbados ao meu redor, então...


Outra coisa que acho legal sobre faculdade, são as viagens que fazemos.
Eu estou indo para Palau -uma ilha na Micronésia- em março com o pessoal do mergulho (cliquem na palavra 'Palau', vocês vão BABAR, certeza). Marcamos a viagem com alguns meses de antecedência e todos trabalharam feito doidos para pagar as despesas (passagem, equipamentos de mergulho) por conta própria. MUITO difícil ter alguém que irá pedir para os pais pagarem.

Vou por algumas fotos que tenho das festas que mencionei, apenas ignorem minha cara.


 Festa 'Aloha' - no bar da loja de mergulho

Festa de Halloween (primeiro dia) - mesmo lugar


Festa de Halloween (segundo dia) - mesmo lugar

Festa de Valentine's (dia dos namorados)

Agora vamos pro assunto namoro. Como disse lá em cima, nunca namorei um japonês então não posso dar tantas informações assim, mas, pelo o que minhas amigas falam, é bem... estranho.
De novo, como disse, japoneses não tem o costume de ficar se beijando em lugares públicos ou qualquer lugar que tenham outras pessoas com eles, uma coisa que acho muito bacana, pois fala sério, é muito ruim estar em uma fila e ter dois se pegando atrás de você, né?

Já tive várias amigas que demoraram MESES para pegar na mão do namorado, e MAIS DE UM ANO para dar selinho. Deu o selinho, já era.
Acho que é por isso que existem tantos carentes, hentais e stalkers aqui. Mesmo em família (como disse em um post anterior) eles não se tocam (cafuné, abraço, etc.) e tomar banho junto com os pais é absurdo. O menino nunca tomou banho com a mãe, no que cresce e vê alguma foto, a cabeça entra em pane (acho, haha).
Sempre que vai alguma amiga japonesa em casa, faço minha mãe dar um beijo na bochecha delas, hahahah. Elas ficam muito sem graça.

CLARO que tem as diferentes. Como um orkut, (sério que acabei de escrever ORKUT?) existe uma rede social que se chama mixi, que você conversa com seus amigos e com pessoas que você não conhece. O mixi é mais ou menos assim: você tipo twitta, tem seus álbuns e etc, quase um facebook. (Te peço do fundo do meu coração; NÃO abra uma conta se você não sabe japonês. NÃO TEM A OPÇÃO 'INGLÊS', é para pessoas que falam japonês.)


Lá, as pessoas conhecem outras e tem umas que já marcam de sair. Vocês tem chance com essas que já marcam de sair, geralmente elas já vão com a intenção de não voltar para a casa naquele dia (sério).
O que acontece é que aborto é permitido no Japão, e muitas vidas recém-formadas são destruídas em resultado dessas 'saídas'. A educação sexual no Japão é muito lenta e não entra em detalhes, por exemplo, as coisas que aprendi na terceira série do Brasil, vim a aprender no segundo colegial no Japão. Por isso, muitas ficam grávidas sem ao menos saber como. (!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Acho aborto um absurdo, sempre serei contra. Se você é minha conhecida e pensa em abortar, nem me conte da gravidez, pois isso irá acabar comigo por uns três meses (sim, já aconteceu de uma amiga me contar e eu falar um monte pra ela, a ponto dela chorar e soltar que era muito nova e que não queria perder a vida legal dela).
Casamento no Japão é permitido depois dos 16 para meninas e 18 para meninos. Existe uma lei para isso btw.
Aborto antes dos 16 também só será permitido com a assinatura (e as vezes da presença) dos pais.

Japão nesses pontos também é bem diferente do Brasil, e levando isso em consideração, prefiro o Japão.

E você, o que acha dessa 'cultura' japonesa de festas e namoro?

Obrigada por ter lido e um beijo enorme!

@sahlongatto e @faleemjapones

80 comentários:

  1. Sarah,parabens *-*
    Adorei o post e muito legal. Por conta dos japoneses serem timidos demais eles acabam demorando muito para fazer coisas que em 3 horas alguns brasileiros já fazem. 8D

    ResponderExcluir
  2. Lendo seus posts, minha vontade de ir morar no Japão aumenta cada vez mais. Só que eu já to começando a acreditar que isso é um sonho distante... D:

    Muito legal o post! Gostei pra caramba. XD

    ResponderExcluir
  3. nossa sarinha, amei o poost! eu acho esse estilo de namoro e festas MUITO melhor que o do Brasil... aqui é só putaria a maioria das vezes, e as pessoas já não se dão mais ao respeito! parabens por mostrar pra gente uma visão de uma cultura muito rica e diferente!! beeijos gata!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post Sarah!! Gostei bastante das festas aí do Japão, o jeito de namorar deles também é muito interessante!! Só não gostei desse negócio de que menores de 20 anos andem pelas ruas depois das 22hrs . . . Mas tudo bem!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Nem sabia desse lance do aborto aí... Mas, pow, reclamam tanto aí da taixa de natalidade baixa, pq aprovam algo assim?

    ResponderExcluir
  6. Algumas coisas no Japão são mesmo estranhas, demorar tanto para pegar na mão da namorada e dar um beijo, isso ai para mim é... Estranho. Quando se ama alguém, em minha opinião, você não precisa se limitar tanto, tem que ter limite sim, mas não desse jeito. Se fossem demorar três meses para fazer sexo, ai eu acho estranho ser rápido demais, agora para dar a mão e beijar, é realmente tenso demais, mas eu não acho isso errado, continua tendo amor e o casal mesmo assim é feliz, então está tudo bem.

    Sobre as festas, infelizmente eu nunca fui a festas japonesas, mas já considero ser melhor que festas brasileiras, motivo? Maior parte de brasileiros tem um pensamento maldito que quando você sai para se divertir geralmente você tem que voltar ou ficar no lugar que se diverte bêbado. Nesses lugares tem muita gente irritante, ficam gritando, trombando em você, puxando assunto com você e te fazendo a mesma pergunta mais de 10 vezes, alguns casos tem aqueles que após ficarem bêbados pensam que estão em um ringue e querem sair no braço com o primeiro a vista (idiotas). E o cheiro que tem em uma festa brasileira? Pega o lixo, cheira o lixo, você está sentindo o cheiro de uma típica festa brasileira. Algo mais a comentar para mostrar que festa japonesa de faculdade ou não é melhor que brasileiras? Acho que não.

    Não vou dizer muito sobre o aborto, somente que eu também repudio o aborto, só de falar sobre isso eu sinto nojo.

    Japão pelo menos que o Brasil é melhor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente quero dizer que gostei muito do seu tópico e confesso que senti um um ciumes - Palau é muito bonita -.-" .

    Em relação a cultura, como todas as outras, tem seus altos e baixos. Eu, brasileiro, cansei de ver meus amigos bebuns ( 3 AM ) bebendo na rua e ainda comprando mais bebidas sem pedirem identidade. (BR 0 x 1 JP )
    Já no Brasil o aborto é colocado como "crime contra a vida" prendendo a pessoa até 10 anos. (BR 1 X 1 JP)

    Pensado em relação ao namoro japonês, pelo que me parece, algum dos lados ( dele ou dela )parece ter "medo" sei la - muitas vezes às pessoas tem medo do desconhecido, SEI LA.
    Tem outros pontos de se debater, mas poha já escrevi demais *risos*.

    Melhore sempre
    Abraços e bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei o seu post! Na minha classe tem um japonês, ele chegou bem tímido mas agora está com o estilo brasileiro! Eu gosto dele, e ele demorou um pouco pra tomar a iniciativa, se fosse no Japão acho que esse dia nunca teria chegado

    ResponderExcluir
  10. nunca imaginei,que menores de 20 anos,não pudessem ficar na rua depois das 10...

    ResponderExcluir
  11. SARINHAH LINDA FANTASIADA PRO HALLOWEEN *_* MORRI haueauehuahea

    ResponderExcluir
  12. Olá Sara!

    Curti muito seu post, meus parabéns! Muito interessante saber mais sobre o Japão. Obrigado ^^

    ResponderExcluir
  13. Curti muito, país bacana! Uma pena o fato do aborto e tudo mais, mas ainda sim não tira o brilho do país. Como te disse, ainda dou um jeito de passar minha lua de mel aí, e se bobear nem volto :D Obrigado pelo post

    ResponderExcluir
  14. Festas na faculdade.
    Esse estilo de diversão que vocês tem na faculdade é algo que eu admiro muito. As festas nas faculdades do brasil são daquele jeitinho brasileiro, muita bébida,consumo de drogas e sexo. ( acho que faço parte da extinção que não gosta de se diverti bébendo até apaga e de não beija todas que só deus sabe onde elas enfiaram a boca ).
    Namoro japonês.
    A minha reação penso eu que foi a mesma que a sua, a de acha um absurdo, mas vamos leva em consideração que é outra cultura.
    Aborto ( Ui Mamilos )
    Penso eu que o japão não seria o que ele é hoje sem te o aborto, quantos jovens iriam te o seu futuro destruído por causa de uma aventura.
    No brasil não há aborto e o resultado é favelas, e mais gente pobre. Daí por diante.

    ResponderExcluir
  15. Bem legal o post, deu pra entender varias coisas, sei la parece ser bem estranho isso, mas ao mesmo tempo também tem seus pontos positivos.

    ResponderExcluir
  16. (18) pra você ficar mais feliz kkkkk

    Muito bom o post.
    Acho que foi o melhor até agora.

    ResponderExcluir
  17. Parabens sarah curto de mais esse seu blog coisas q eu nem sabia fico sabendo aqui, essa de menor de 20 nao pode sair depois das 10 era nova pra mim kkk

    parabens sarah

    ResponderExcluir
  18. Não podia faltar o meu comentario não é? rsrs adorei os Post muito legal espero que vc fique muito mais feliz beijos.^.~ TE amooo By:Raylthom

    ResponderExcluir
  19. O post está incrível ! Muito bom mesmo... Meu sonho é ir para o Japão, e vendo isso, dá mais vontade de ir.. kk'
    Parabéns Sarah ficou um máximo!!
    Eu amei *-*

    ResponderExcluir
  20. Sou DamiresSuk

    Porque pra se diverti no Brasil tem que ficar bêbado? ainda não sei.
    Acho que se os pais falassem sobre oque é sexo para seus filho na adolescência talvez não haveria tantas meninas gravidas.
    Tenho 23 e das minhas amigas sou a unica que não pensa em namorar ou ficar porque acho que se for pra estar com um carinha que só pensa em beber,festa todo fim de semana,gastar dinheiro com futilidades e fazer sexo o mais rápido possível.. não vale apena. Não quero dizer Te amo pra qualquer um e desperdiçar beijos com alguém que vai te trair na próxima festa. Minha opinião sobre namoro é igual as dos asiáticos.
    Bjo Sarah

    ResponderExcluir
  21. Grande post Sarah.... parabens.... e obrigado por trazer curiosidades sobre o Japão, que só alguem como vc que é de fora para poder explicar melhor como funcionam as coisas por ai :)

    ResponderExcluir
  22. Uau!!! Palau, bai nadar com Tubaroes?!
    Quanto vai custar a viagem?

    ResponderExcluir
  23. lindo o lugar sah-chan!em relação as festas e namoros e aborto,tbm achei bem legal,e acho certo...maneiro essa de nao ficar na rua se nao tiver 20 !!!!huahuahuahua,tem alguns costumes que vou levar pra minha vida pessoal,assim que estiver na minha casa....acho que é uma questão de gosto,lógico que tudo na vida tem seus prós e contras,mais se o brasil seguisse pelo menos um pouco de certos costumes acho que não teria chegado ao ponto que esta hoje,muito legal o post!!!!

    ResponderExcluir
  24. Cada país tem uma cultura diferente. Não acho tão estranho o fato de demorarem tanto pra pegar na mão um do outro. Se aqui também fosse assim, não acharíamos estranho. xD Talvez aqui tudo seja rápido demais, talvez o Japão seja lento demais... mas são lugares bem diferentes. E pra falar a verdade, eu prefiro que seja tudo mais devagar, parece que o respeito é maior e acaba sendo até mais bonitinho. Eu acho lindo o fato dos japoneses não beijarem em público. Eu queria MUITO que aqui fosse assim. :'D É muito ruim quando você tá em um lugar e todas as direções que olha tem gente se comendo. Isso pra mim é falta de respeito, me incomoda. Eu mesma não me sinto a vontade beijando meu namorado em público. :/

    Enfim, as festas aí parecem ser bem divertidas!! :D Eu sou uma pessoa mais reservada, mais calma, sei lá. Não curto balada, nem aquelas festas loucas que existem por aqui. Digo isso pelas festas da minha faculdade: ODEIO! Tenho muita vontade de ir nas festinhas daí, ainda mais agora depois do seu post! Bom ficar em um ambiente tranquilo, comendo e bebendo com seus amigos, à vontade! E depois um karaoke, hmmm <3 sonho de consumo! :D

    Beijão, Saah! E parabéns pelo blog! ♥ É bom conhecer essas curiosidades de outros lugares, ainda mais aí do Nihon ;)

    ResponderExcluir
  25. Quer dizer que quando é namoro, você precisa esperar meses pra ao menos pegar na mão da menina, e se for encontro via mixi é só chegar e pimba!?
    Vou fazer um mixi! ahsuahsauhsauhashuasa

    Não sabia que aborto é legal, e que menor de 20 anos não pode ficar na rua depois das 22:00 :P
    Interessante!

    ResponderExcluir
  26. Gostei do post, muito informativo, eu acho que só posso ter nascido no país errrado pq nunca me acostumei com essa putaria da cultura brasileira, uma menina de 13 anos ir pra uma balada, beber até o c* cair da bunda e beijar 30 caras que não sabe nem o nome, é triste de ver. Apesar de ser a favor do aborto por motivos de controle de natalidade principalmente num país como o Brasil. Arigatô Sarah-chan!

    ResponderExcluir
  27. Sarah, gostei muito de saber sobre os "namoros" no Japão. E eu sinceramente não consigo imaginar como seria minha vida no Japão... Meu relacionamento com algumas amigas é de beijinho na bochecha, andar abraçados e etc o tempo todo, imagino eu fazendo isso no Japão e vir um policial vindo voando pra cima de mim ou algo assim.
    Continue postando coisas assim, Sarah. É muito legal saber sobre essas coisinhas que parecem ser chatas, mas acabam sendo muito interessante!
    Abraços de São Paulo.
    -Takashi

    ResponderExcluir
  28. oi..sarah-chan eu gostei e sobre os assuntos ,Muito interessante
    que sobre o japão.. e gostei..ta ok.
    mas sobre o 'cultura' japonesa de festas e namoro?
    e bem diferente que tem no brasil principalmente ,adultos
    que casa-se ,e festas e e namoro que
    principalmente tem pessoa e namora e ate beija,ate em frente escola no brasil.
    e festas que as vezes são combinadas...

    legal sarah ..gostei sobre os assuntos e sobre o japão
    e curiosidades...que voce publica e falar..

    parabens ..gostei..bj..sarah..

    ResponderExcluir
  29. Nossa, Sarah, foi praticamente um artigo RSRSRS, muito bom, 90% das coisas que vc disse eu não sabia com clareza. Realmente as culturas são bem diferentes, Brazil and Japan. Bom, não sei se teria paciência para esperar 1 ano para da um selinho, mas acho muito saudável essa abordagem por parte deles. As festas, bem, todas poderiam ser assim, acho que é exemplo até. Adorei a matéria Sarah, continue nos mostrando esse lado Japonês aqui no Blog. Bj

    ResponderExcluir
  30. Muito bom Sarah,não sabia que a maioridade no Japão só se atingia com 20 anos .-. infelizmente todo lugar bom tem seu ponto ruim neh?*okay*

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito desse post.E eu axo q nesse ponto das pessoas ficarem se agarrando na sua frente me decha desconfortavel mesmo.TAMBEM SOU CONTRA AO ABORTO.Mas acho que os japoneses tinham que ser mais rapido nesse ponto de namrarem.Valeu gosto muito dos seus post.!8D
    Nícolas bastos

    ResponderExcluir
  32. Omedeto Sarinha. Acho que a resposta do que que perguntou ontem está aqui. Deve continuar sim fazendo seus posts...Adorei!!! Parabéns!!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  33. Cara muito ruim. Isso não é vida de universitário. É muito triste. Bem chato. O que esperar de um semi adulto privado de certas liberdades? UM FUTURO SUICIDA!

    ResponderExcluir
  34. Nossa Sarah!!! XDD muito massa o post!! e esclarecedor!
    o caso de menor pego na rua fora a hora de recolher eu sabia mas tinha um pouco de receio de ser uma das milhares de lendar urbanas que ouvimos do Japão!!!
    Sobre as festas; para a minha pessoa, isso sim é diversão, ficar com os amigos e fazer coisas legais! Detesto esse conceito brasileiro que para se divertir tem que encher a cara e se acabar, pagando mico para os demais!!
    Mil bjuus e muito sucesso ai!!! XDDD

    ResponderExcluir
  35. Adoro essas postagens, Sarah sensei! São aspectos do Japão que quase não tenho contato (por já ter passado dessa fase). :D

    É por essas e por milhares de outras que AMO o Japão e comprovo que nasci no país errado! Quem dera ter sido uma colegial aqui... PQP, meu sonho! Mas como isso nunca irá se realizar (talvez com minha filha, se eu a tiver!), quem sabe, um dia ainda consigo fazer uma faculdade ou pós por aqui. Parece ser tão legal! *o*

    Acho lindo o relacionamento dos japoneses. Acho muito respeitoso e discreto. Eu, que ODEIO cumprimentar com beijo na bochecha ou até mesmo aperto de mão, me sinto em casa aqui no Japão. Não gosto de tocar as pessoas, a não ser aquelas MUITO próximas (marido, pai, mãe e irmãos E SÓ). Nada como uma bela reverência! Sem falar que é muito mais higiênico X'D

    Sobre o aborto, sou totalmente a favor da LEGALIZAÇÃO, mas, obviamente, contra a PRÁTICA. Eu jamais faria um aborto, mas acho que é um direito da mulher poder ESCOLHER o que fazer com sua vida. Filho deve ser amado e desejado. Não acho que ter filho é castigo. Imagina como a criança não vai crescer, sabendo que não é amada, que foi um peso na vida da mãe. Aborto não é um passeio no parque, é uma cirurgia muito dolorosa, incômoda e arriscada, que mexe com o psicológico da mãe para sempre.

    E, não sei se é verdade, mas uma vez ouvi falar que aqui no Japão, depois que o feto é abortado, no hospital mesmo eles montam um mini-altar e fazem uma mini-cerimônia para rezar pela alma do bebê. É isso mesmo? Achei isso bem bonito... :D

    ResponderExcluir
  36. Então vai ser dificil pra mim conseguir uma namorada no Japão ? :(

    ResponderExcluir
  37. Muito legal o post. Já tinha percebido que eles são meio estranhos rs Aliás, se vc pega na mão do seu marido/namorado, eles ficam olhando!
    Bjokas
    Thais Fioruci

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Post muito interessante e muito bom. Abordou temas que dificilmente se espalham.

    Continue também com postagens assim, fique curioso sobre o clube mergulho, faça uma postagem depois sobre ele e sobre a ida a Palau, que deixam na vontade só pelas fotos.

    ResponderExcluir
  40. Moro no Japão mas não tenho muitos amigos japoneses, mesmo apesar de saber falar... Tenho que procurar oportunidades de me relacionar com japoneses!!
    Muito bom o post!!

    ResponderExcluir
  41. No mínimo muito interessante! Praticamente um guia completo sobre as festas nipônicas! E detalhe importante sobre os menores de 20. Belo post!

    ResponderExcluir
  42. wow, é muita coisa que eu não sabia o.o
    ja li varios livros sobre cultura do japão, mas nunca li isso em nenhum deles
    obrigado por falar essas coisas ^^

    ResponderExcluir
  43. Oláa Sarah~!
    Muito bom seu blog, e o post!
    Eu já havia estudado nihongo faz um tempinho... digamos que eu estaria no nível... intermediário (?) e mesmo assim seu blog me ajudou a relembrar algumas coisas que passaram despercebidas (partículas por exemplo) XD
    Estava juntando um dinheiro e pensando em passar por volta de um ano aí (no Japão) em um curso intensivo de nihongo, pra aprimorar/deixar mais fluente e conhecer o Japão, claro ~ você acha que valeria a pena? Fazer um curso desses...
    Quanto às festas de faculdade, achei muito interessante, digamos que é até melhor, muitas pessoas aqui no Brasil me criticam por eu não gostar de baladas etc, mas as pessoas acham que é só encher a cara e competir "quem pega mais" acho isso muito vulgar... acho que no caso de namoro aí do Japão, eu até que me encaixaria HSUAHSAUSA ~ Ok, já escrevi demais né o.o
    Enfim, parabéns pelo blog e continue assim ~ (^o^)/

    @yuuuuuuki_x

    ResponderExcluir
  44. Yoo Saraah ~
    De verdade,o que eu mais gosto do japão são os animes... Sempre me desanimo com certas coisas,não acho que eu me daria muito bem ai pelo fato de eu ser mt extrovertida e AMAR abraçar,pular nos outros... Até pq aqui no brasil se um amigo seu acaba de te apresentar a alguem a gente da dois beijinhos no rosto. (sou carioca,são dois bj mesmo xD ) ;
    Em questão de festas... não faço a minima questão de gente bebada e pah.. Mas acho muito desanimado só beber e conversar. Cade a musica ?? xD Bem,eu amo o quanto os japoneses são tão.. japoneses. Tipo,eles n se deixaram ser abalados por nenhuma cultura..
    Mas pra mim,continuo achando que seria um choque de realidade mt grande ! quem sou eu sem abraçar meus amigos meninos ? Só de ve as amizades e namoro em animes eu fico nervosaaaa. Tipo "Se beijam,se beijam,se beijaaaaaaam"
    Ah! Tenho uma duvida... Em anime rola uma coisa de declaração que é tipo assim: A pessoa gosta da outra sempre a distancia,nunca se falaram NA VIDA. Ai do nada ela vai la e se declara,eles se tornam namorados e ficam séculos sem se encostar D: eles realmente começam a namorar antes de se conhecerem ????
    Enfim,Beijos Sarah!! Seus posts são os melhores ! :3:3

    ResponderExcluir
  45. Agora eu mori de inveja. Palau, acho que é o lugar mais lindo que já vi.
    Muita coisa mesmo eu não sabia. Dica e também um pedido, fala com o Leandro e Yuji para fazer um versão em vídeo para o Aqui Pode. Claro que com você como apresentadora e ele interagindo. Adoro seu blog.

    Sou descendente de alemão mas adoro o japão. Sou de curitiba-pr.
    Já dei entrada no consulado pra tirar minha cidadania alemã. Depois de um tour pela alemã e se sobrar algo $$$ vou tentar tirar o visto e passar uns dias ai... se não me engano é valido pra 3 meses o de turista.

    Pedi pra minha namorada colocar cílios postiços. Ela me perguntou o porque... mostrei uma foto sua... resultado, ela não falo comigo por quase duas semanas. Ficam lindo seu olhos com esses cílios. Hiro muito sortudo. 4 Anos parabéns a vocês.

    ResponderExcluir
  46. Adoreeeu saaraaah ! Parabéns , beijoos, queremooos mais ! By AlberthyOgliari

    ResponderExcluir
  47. Muito bacana o post, Palau é um paraíso!!, gosto muito do blog e de vc sarah :)

    ResponderExcluir
  48. isso de ser lento em relação a beijar e tudo mais,se um brasileiro tem algo com uma japonesa e ele tenta beijar ela nas primeiras semanas, oque acontece? ela aceita na boa?

    ResponderExcluir
  49. Depois desse post é que me deu vontade de ir pra uma festa japonesa. Eu odeio as festas daqui, sempre que alguém me chama eu invento uma desculpa, só tem bebida, briga e putaria.

    Na questão do namoro eu acho um absurdo demorar cerca de 1 ano pra dar um selinho. Mas sempre fui bem reservado, esse negócio de sair transando com todo mundo é pra quem gosta de pegar doença. Também odeio sair na rua e dar de cara com um casal se beijando como se fosse engolir um ao outro.

    Seria uma festa dos sonhos, sem bebida, sem sacanagem, sem cheiro de cachaça ou cigarro na sua cara.

    ResponderExcluir
  50. Sempre tive uma curiosidade: Pq japones tira foto fazendo V com os dedos?

    ResponderExcluir
  51. Parabens Sarah, muito bom seu post. Minha filha(que é japonesa), sempre fala sobre o Japão(lógico) mas algumas coisas mais cotidianas ela nem comenta. Então nesse ponto, agradeço. Agora, como grande fã do Japão e de seus posts e fã do canal do seu namorado(AQUIPODE no youtube,quem não conhece vá lá ver),gostaria que fossem mais frequentes...seus post e os videos do AQUIPODE.Agora sobre a frieza dos japas, eu meio que conheço por experiência própria(já fui casado com uma) e é dose...ainda mais pra alguem que é muito de fazer carinho.Pena.
    Grande abraço e gostaria que vc falasse sobre as pespectivas de trabalho por aí atualmente.Até a próxima

    ResponderExcluir
  52. Olá,muito bom seus tópicos,freqento o site a pouco tempo,mas acho ele muito bom,continua assim que se vai atrair muito + gente como eu,que gosta desas curiosidades e tem interesse nesse país maravilhoso :D

    ResponderExcluir
  53. Se algum dia tive vontade de morar no Japão (devido ao respeito e caráter dos japoneses), essa vontade acabou de diminuir.O fato de haver tamanha pressão social sobre uma questão tão humana, como namoro e sexo, reprime tanto esse povo que chega a ser triste.Bom, mas deve ser um bom país para os ocidentais frustrados sexualmente, pois lá haveria uma "justificativa" para esse fracasso (é todo mundo assim)

    ResponderExcluir
  54. sinceramente acho legal ai, porque ai mostra o valor de andar com as maos juntas do beijo e ate mesmo do sexo. aqui e igual puteiro gente pega qlq um bja varias na festa e algo ridiculo q odeio. eu gosto de ser romantico coisa que aqui ngm da valor. adorei seu viideo minha lasanha kkkkk
    bjo

    ResponderExcluir
  55. Nova por aqui e já te seguindo. o/
    Não sou chegada a praia, mas Palau é lindo demais!
    Adorei o estilo das festas japonesa, por mim aqui seria do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  56. Ótimo post Sarah!! é tão legal ficar sabendo desses detalhes da cultura japonesa! essa de menores não poderem ficar na rua depois das 22:00 eu nem fazia ideia mesmo kk
    Quem sabe um dia eu não faço minha tão sonhada graduação do japão e posso viver essas experiencias *-* falando nisso eu tenho uma duvida, é verdade que tem idade limite pra entrar na faculdade ai no japão??

    ResponderExcluir
  57. Nossa, aprendi muito, agradeço ao seu namorado por eu ter chegado aqui, vou acompanhar bastante, vlw mesmo xD

    ResponderExcluir
  58. Ohayou!

    Este nível de repressão é tão prejudicial quanto a sensação de irresponsabilidade total,gerando hipocrisias(outras) e certo "desorientamento psicológico" de outras formas.
    No mais uma opinião mais informal é bem-vinda do ponto de vista antropológico etc. ;)

    Ja ne!

    ResponderExcluir
  59. 0.0
    ok, prefiro as festas japonesas, mas sincerament 1 misto d namoro japa e brasileiro eh legal, nem tao reprimido qnt o japones nem tao...? pegado? exagerado como o brasileiro? sei lah q palavra uso, mas sincerament axo bonitinho qnd passo pela facu e tem 1 casalzinho c beijando, mas axo muito nojento qnd vou no banheiro e tem camisinha usada jogada no chao( bem pelo menos usaram camisinha neh?)

    ResponderExcluir
  60. Sara como e morar em uma regiao onde voce e a mais bonita entre as mulheres?

    ResponderExcluir
  61. OI Sara..Konbamwa... não sei se escrevi direito,auhsuahsuas, achei muito legal tuas matérias, e como sou fã de carteirinha e crachá do Japão estou vendo tuas aulas de Hiragana, é bem difícil .. mas quero ir até o fim... valeu mesmo pelos posts, amo a cultura deles, nos falamos outro dia ...té uma próxima.

    ResponderExcluir
  62. Oi!!eu adoro o seu site,aprendo muito aki!!ah deixa eu perguntar...vc tava na pizzaria Big Bell hj???acho q era vc rss bjoss
    Lu

    ResponderExcluir
  63. pô, aqui no Brasil não tem só festa louca que td mundo fica bêbado e fazendo orgia. A maioria das festas de faculdade são que nem as daí, uma reunião de amigos comendo e bebendo. A diferença é que não temos karaokê. Uma festa ou outra que é mais "louca". E aqui na minha cidade, e acredito que na maioria do estado de sp tbm, nenhum menor consegue comprar bebidas e nem permanecer em locais com bebidas. O problema é que os maiores de idade comprar para os menores, mais isso já é uma questão da "personalidade" dos brasileiros...

    ResponderExcluir
  64. caramba, 20 anos, pensei que voce tinha uns 16 17 anos!

    ResponderExcluir
  65. no Brasil deveria ter essas regras. eu sie que você é contra, mas eu sou totalmente a favor do aborto. eu adoro o fato dos japoneses não terem esse negocio de pegação que nem é aqui no Brasil. que eles não ficam em público e tal. pra mim mostra o quanto o povo japonês, são pessoas civilizadas, educadas e que tem respeito aos que estão ao seu redor. a questão de casamento, aqui no Brasil também é com 16 anos (perguntei a minha prima que está concluindo o curso de direito) achei muito legal o fato de menores de idade a partir de certa hora da noite não poder estar na rua, e que além dos pais a escola também é comunicada. e eu sou mil vezes as festas do Japão que do Brasil.
    a única coisa que eu acho, um pouco, que absurdo é o fato de demorarem meses pra namorados pegar na mão, levar meses, ou até um ano pra se beijarem. a questão de não terem intimidade nem com a própria família. isso é muito longe da cultura brasileira, quando eu for pro Japão vou sofrer um pouco com isso. como dizem, o calor humano faz falta.

    ResponderExcluir
  66. Oyahoo Sarah-san!
    post ha taisukidesu! Doomo arigatoo gozaimasu!
    yume ha nihon he ikimasu!
    Como pode ver, estou estudando japonês para um dia
    conhecer o japão de perto. Adorei as curiosidades,
    principalmente sobre as festas. Quem dera o brasileiro
    fosse tão educado, pois não ter intimidades em público,
    nada mais é, do que uma demonstração de respeito para
    com o outro.
    Espero ansiosa novos videos e posts.
    Bjos

    Christiana

    ResponderExcluir
  67. konichiwa!
    Olá Sarah, meu nome é Wellington!
    Gostei muito do seu post falando sobre festas e namoros japoneses!
    Aliás, eu só achei o seu blog pois pesquisei sobre "namoradas japonesas" no google a já achei o máximo o seu blog. To curtindo e tentando seguir tudo que consigo (menos twitter ou blog pois não tenho).
    Estou apaixonado pela Cultura Japonesa e tudo do Japão! Estudei nos EUA esse ano por 5 a 6 meses em um College Americano, e lá conheci 6 japoneses e pude aprender muito da Cultura deles. To simplismente apaixonado e quero ir pra lá até no máximo Julho do ano que vem, trabalhar, estudar para um Mestrado e estou até pensando em viver lá no futuro!
    O resultudado disso tudo foi que comecei a namorar a minha japinha nos EUA.
    Ela é a garota mais CUTE desse mundo. hahaha.
    Já voltamos para os nossos respectivos países mas ela está vindo para o Brasil em Dezembro e ficar aqui umas 3 semanas para conhecer minha família! To muito feliz e só estou compartilhando!
    Aprendi um pouco do japones com eles e com ela mas já vou entrar em um curso aqui no Brasil para "improve" meu japones.
    Tenho várias dúvidas em relação ao relacionamento entre casais no Japão!
    Pode me ajudar? hahaha. Mandei um recado no facebook Fale em Japonês!

    Parabens pelo BLOG

    Abraços

    Wellington Ouverney

    ResponderExcluir
  68. Adorei essas informações, as festas e etc... toda aparte sobre os relacionamentos e a comparação com o Brasil me assustou em alguns pontos, mas independente disso ainda tenho vontade de viajar ao Japão um dia.

    ResponderExcluir
  69. nossa muito bom quero ir pro Japão..

    ResponderExcluir
  70. *o* os japoneses sim sabem viver.. não eé igual essa putada Brasileira.. Ja tinha noção de como era o pais..por causa dos animes... mas você esclareceu definitivamente as coisas ^^ adorei o post!!

    ResponderExcluir
  71. Muito bom seu blog. Fiquei lendo tão atento que me perdi no horário e ja anoiteceu. Nem percebi! Gostei da questão dos menores, das multas e da faculdade disponibilizar local para dormir. Realmente muito interessante. As festas também me agradaram. Só não gosto muito da forma de namoro, não que haja problemas, mas é que é tenso MESES para segurar a mão... ANO para beijar...Mas tudo bém, é a forma deles, se arrastando, mas até que é legal heheheheh
    Bjs, ótimo blog.

    ResponderExcluir
  72. HAAAAAA Adorei o Post, Fiquei sabendo de Varias Coisas Interesantes, Gostei Muitooooooooooo, Obrigado Pelas Informações!

    ResponderExcluir
  73. carammmmmbaaaaaaaa...agora entendi pq nos mangas , animes e até doramas o namoro dos asiaticos é bemmmm devagar msm.beijos bem timidos msm entre adultos...ok.concordo plenamente que acho horrivel esse negocio de pegaçao e tal.me da´nojo de ver.mas andar de mãos dadas e um selinho de oi e xau seria bom.enfim...sobre o sexo entre eles tbm fiquei impressionada.sobre isso eles deveriam ter mais informações e tal pra não ocorrer gravidez indesejada e aborta o pobre baby que nao tem culpa de nada.Agora sobre as festas , menores , as multas e faculdade gostei muito.Amei essas informações.bjussssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  74. É estranho você falar que os japoneses não têm cafuné,etc entre família e menino não tomar banho junto com a mãe, porque eu vi muito disso no tempo que estava no Japão, acho que depende muito de região para região, seu post está maravilhoso muita informação.
    Grande Abraço Feliz Natal :)

    ResponderExcluir
  75. Gostei do post tem muitas informações legais nossa a cultura é muito diferente eu gostaria de visitar mas não morar ai hehe

    bjos

    ResponderExcluir