terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Postado às 13:25 por Sarah Fuidio em    13 comentários
Yoooo, minna!!!

AKEMASHITE OMEDETOU GOZAIMASU! (ou simplesmente akeomê) - feliz ano novo :D
Como passaram a virada de ano?
E quais os planos para 2012? :D Espero que o meu seja um ano bem aproveitado em questão de viagens e estudos.

Pois é. Os anos começam, acabam, a gente vai ficando velho e mais velho... haha >.<

E esse é o ano do dragão!

Então vou escrever algumas coisas típicas do Japão que os japoneses (e alguns estrangeiros) fazem no ano novo. A seguir, deixo (de novo) o vídeo do aquipode do começo de 2011, explicando algumas coisas extras sobre a virada do ano. Vale a pena conferir.

Desde o começo de dezembro, os japoneses (que não tiveram nenhuma perda de familiares por morte durante o ano) pegam os endereços dos amigos e mandam um postal desejando um feliz ano novo, que é chamado de nengajyou. Os que tiveram perda de familiares não podem mandar porque dizem que 'não foi um bom ano'. Nesses postais, na maioria das vezes tem o animal do ano desenhado e a mensagem pessoal. Esses são alguns que recebi esse ano:



Então como disse lá em cima, nem todos tem desenho de dragão.

Além disso, temos a parte que eu mais adoro *ironia*
OOSOUJI! Ou seja, limpeza geraaaaaaaal para começar o ano com tudo limpo e poder sujar de novo na primeira semana (meu caso).

Agora sem ironias, a parte que eu mais gosto do ano novo do Japão: fukubukuro, ou seja, sacola da alegria. Mas... o que são essas sacolas? São sacolas com produtos da loja dentro com um mega desconto. Você compra sem saber o que vem dentro e as vezes (no caso da Gucci, etc..) paga um preço absurdo. Mas sempre, sempre o produto vai compensar (e muito!) o valor pago. Eu não tenho coragem de comprar sacolas muito caras, mas esse ano abri mão do meu pagamento e comprei sacolas da Kipling.
Nelas vieram 3 bolsas e uma bolsinha, tudo por \10,500 (R$254,94). O preço é meio carinho, mas uma bolsa custa mais que isso! A sacola é desse jeito:



Tudo bem que somando, de seis bolsas várias vieram repetidas, maaaaaaaaaas não foi nenhum prejuízo. :B'

Outra coisa que só fiz um ano e não serei louca de fazer novamente: ir para o templo de kimono em um frio de matar, tocar o sino e jogar dinheiro. Como assim?

Como os brasileiros, os japoneses também tem as religiões dele. Mesmo não sendo budista ou xintoísta, resolvi ir um ano com meus pais no templo tocar um sino enorme para trazer sorte. DE KIMONO. O frio entrava pelos meus pés, subia de um jeito que não tinha nada que esquentasse. Foi massacrante. NÃO ACONSELHO. (Claro que o kimono é diferente dos yukata's usados em matsuris no verão. Ele é cheio de 'peças' e bem quentinho, próprio para o inverno.) Ok. Tocamos o sino, e aí? Aí vamos lá jogar (lançar) dinheiro em uma caixa que fica na entrada do templo. Batemos palmas (me esqueci a quantidade exata) e jogamos moedas (eu joguei moeda, né. Tem japonês que joga notas altíssimas).
Nos templos também tem um 'papel da sorte', que você compra de um jeito que não daria certo no Brasil: pega o papel e coloca o preço especificado na caixa que está colocada ao lado. Eu odeio esses papéis. Mas sempre compro por curiosidade, ou xeretisse. SEMPRE ME ARREPENDO. Porque sempre saem coisas terríveis, tipo: (fato verídico) esse ano alguém da sua família vai ficar doente e vai parar no hospital. Esse ano você vai abortar ou perder um bebê, e por aí vai. Não, não abortei um bebê.
Para que você tenha um bom ano sem as coisas que foram escritas pra te deixar pra baixo e pensando naquilo O ANO INTEIRO, você tem que amarrar o papel em uma árvore ou varal determinado. Eu toda vez que compro amarro. Yep.
Depois que você foi para o templo, passou bastante frio e amarrou o papel no varal, você volta pra casa e dorme :D

Mas vocês conseguem dormir com o barulho dos fogos de artifício?
Que fogos de artifício e festa o que, amigo. Aqui o fim de ano é um dos dias mais desanimados no meu ponto de vista. Todos em casa assistindo TV sozinhos ou com a família, comendo bolo para depois ir no templo (nem todos vão) e depois, cama.

No próximo dia você liga seu celular e tem trocentas mensagens de feliz ano novo, aí sim você se lembra que um novo ano acaba de começar.
Você almoça o OZOUNI, prato típico de primeiro dia de ano. Nele tem arroz e muitas coisinhas estranhas, incluindo vários tipos de feijão doce.
Depois de comer, você corre pro outlet ou shopping mais perto para comprar os fukubukuro's com seu otoshidama, o bom ano japonês. Eu não ganho mais, então vai com meu salário mesmo.

E assim acabam as festas de ano novo! :D Legal, hein? É.

Adoro a cultura japonesa e tudo o mais, mas o final de ano é uma data que simplesmente não me deixa bem no país do Sol Nascente. Simplesmente sinto que não existe aquela energia positiva necessária para começar o ano bem, feliz e com vontade.

Espero que esse post tenha sido fácil de entender e que vocês tenham gostado. Aqui deixo o vídeo do aquipode.




E é isso por hoje. Continuem acompanhando que ainda tem muita coisa por vir :D
Beijos e um ótimo 2012 sem terremotos e desastres para todo mundo!

@sahlongatto ou @faleemjapones

13 comentários:

  1. meio desanimado mesmo essa entrada de ano japonesa... ainda mas acostumado com a festa farofa que agente sempre tem aqui no brasil =D

    ResponderExcluir
  2. Nosso estranho mesmo esse fim de ano, não tem uma queima de fogos em nenhum lugar tipo tokyo? algo mais animado, tem que sair pra encher a cara mesmo uhauha

    ResponderExcluir
  3. É meio sem o tal do calor humano;mas as gastanças e desejos de boas novas prevalecem,né?

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho é uma sacola dessas!
    O que as pessoas fazem com as repetidas e etc? Elas vendem? Tem brechó no Japão?

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho é aparecer mais peitos aqui

    ResponderExcluir
  6. Ah, que legal, Sarah! *-*
    É sempre bom saber um pouquinho das culturas diferentes! :3
    Imagino que seja mesmo um "choque" essa virada de ano tão... "serena", mas é que estamos acostumados a morar em um país onde o que não falta é festa, né? haha
    Aqui em casa a gente nunca faz nada, eu gosto quando é cheio de gente da família e tudo o mais... ou seja, eu também gosto de comemorar! =S Mas mesmo assim, o ano novo do Japão tem seu charme, eu acho. Eu quero muito tirar essa sorte, ir ao templo na virada, enfim, tudo o que você disse. Parece ser uma experiência legal. =)
    E também sempre tem os amigos que não terão família pra passar a virada, aí é só juntar todo mundo e já era! \o/ ahiueahueia

    Enfim, parabéns pelo blog novamente! E desculpe o comentário grande.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. bom,parece legal,mais eu nao trocaria de forma alguma o ano novo daqui pelo do japao,na verdade,qria ir ao japao mais so para visitar,para morar eu nao ia conseguir me acostumar,e principalmente com terremotos e tal...bom...feliz ano novo pra vc e sua familia,espero e torço que esse ano seja melhor do que o que passou...tudo de bom...e vc nao tirou nenhuma foto de kimono?pra mostrar pra gente?!!!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. 明けまして おめでとうございます、先生! :D

    bem, eu tenho uma dúvida...
    今日 é hoje, certo?
    mas 本日 também é hoje....
    então, tem alguma regra de colocação? quando eu uso 今日 e quando eu uso 本日??

    どうも。  _(^-^)v

    ResponderExcluir
  9. @guilherme :) honjitsu é mais formal, portanto usado em lojas, etc.
    Kyou é informal, conversação (e eu textos é lido como 'konnichi', usando o mesmo kanji.)

    ResponderExcluir
  10. Foi muito dificil entrar numa universidade no jp?E como é?

    ResponderExcluir
  11. Sarah, tenho muita vontade de ir pro Japão e de morar lá. To fazendo um curso de japonês, mas não sei que profissão eu devo seguir sabe... queria algo que tivesse alguma relação com isso (línguas extrangeiras) e tal e coisa. hahah o que vc me aconselha? ):

    ResponderExcluir
  12. Marcela: olha, faço línguas estrangeiras e estou amaaaaando. Apesar de ser mais sobre
    Inglaterra e Estados Unidos, as aulas são em Japones e estudo chinês também. É muito puxado e corrido, mas estou adorando mesmo.

    E que tal ligações internacionais? Já pensou nisso? Desisti pelo fato de ter que estudar economia, política e leis (odeio!) hahaha

    Ou se nao, Japones mesmo. Literatura japonesa ou algo do gênero, já ouvi sobre faculdades que tem esse curso! Outra coisa seria ver o post sobre bolsa de estudos e tentar uma aqui pelo consulado ;)

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  13. kkkk Sarah o hiro é mt engraçadooooooo...nossa adorei o videoo, não parava de rir das loucuras dele... mais o video tá show... kkkk PARABENS pelo seu namorado..kkkk mt doidão hehehee

    ResponderExcluir